sábado, 6 de março de 2010

tempo : nublado, com chuva

O vento frio bate em meu rosto. Olho para os dois lados. Não há sinal de nenhum carro. Atravesso a rua.

Num dia frio de feriado, saí na rua, somente para passear, tomar um café, sair um pouco de casa. Com as mãos no bolso e o cachecol balançando ao vento, atravessei a rua e entrei na padaria. Sentei à mesa e pedi um chocolate quente. Observei o local. A padaria estava quase vazia, assim como a cidade. Abri o casaco. O local estava mais aquecido do que lá fora. Porque estaria tão frio em São Paulo, onde o clima geralmente é quente? De fato eu preferia o frio do que o calor.

Chega a garçonete com o meu chocolate quente. Experimento. O calor do chocolate percorre meu corpo e me aquece. O gosto do chocolate, meio amargo, com o doce do chantili. Repouso as mãos na mesa, e fico pensativa. Será que essa época fria passaria logo? Será que voltaria aquele calor insuportável? Tomara que não, penso. Aquele calor todo me dava tontura.

Tomo mais um gole do chocolate. Começa a chover. Olho a chuva pela enorme janela de vidro. O clima nublado. Não sei porque, mas a chuva me causava uma certa depressão. O sol havia sumido, as nuvens cobriram-no.

Acabo meu chocolate. Fico ali sentada, esperando a chuva passar. Já havia se passado um bom tempo, quando finalmente a chuva acaba. Pago o chocolate e saio da padaria. O dia ainda estava frio. Meu nariz congela. Fecho o casaco e me preparo para uma jornada até em casa, pelo labirinto de ruas e avenidas.

Um comentário:

  1. Gostei muito dessa crônica, sério!
    A descrição, os pensamentos....
    Muito bom!
    Parabéns! =D

    ResponderExcluir